Mainnav

CPP Investments se compromete com meta de carbono zero até 2050

John GrahamCPP InvestmentO Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments) anunciou nesta quinta-feira (10/02) seu compromisso de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa em todas as empresas do seu portfólio, assim como nos escopos de suas operações, até o ano de 2050. "Os impactos das mudanças climáticas no cenário de investimentos são inegáveis e transformaram fundamentalmente a natureza dos riscos e oportunidades de negócios. Como fornecedor de capital e parceiro, e com nossa experiência, conhecimento e recursos financeiros, reconhecemos a valiosa contribuição que podemos dar a esse desafio", disse o presidente e diretor executivo do fundo canadense, John Graham.
O CPP Investments se propõe a alcançar a neutralidade de carbono para suas operações internas até o final do ano fiscal de 2023. Paralelamente, comprometeu-se a ampliar seus investimentos em energia verde e tecnologia limpa dos atuais US$ 67 bilhões para pelo menos US$ 130 bilhões até 2030.
O compromisso do fundo canadense inclui ainda uma atuação ativa junto às empresas do seu portfólio dos setores de alta emissão de carbono, como petróleo, gás, aço e transporte pesado, para direcioná-las à uma matriz de baixa emissão. "Comprometer nosso portfólio e operações a alcançar net zero até 2050 nos ajudará a gerenciar os riscos, capturar as oportunidades e cumprir o nosso propósito público, que é ajudar gerações de canadenses a construir segurança financeira na aposentadoria", diz Graham.
Dessa forma a CPP endereça sua visão sobre o dilema que existe hoje entre investir capital em setores altamente poluentes ou abandoná-los. Enquanto alguns fundos de pensão globais e instituições financeiras procuram vender participações em petróleo, gás, aço e transporte pesado, evitando financiar qualquer aumento na produção de combustíveis fósseis, outros buscam regenerá-los. “Continuaremos a investir e a exercer a nossa influência em toda a transição econômica como investidores ativos, e não por meio de desinvestimento geral”, diz Graham.
Com reservas de 550 bilhões de dólares canadenses e cerca de 20 milhões de participantes e beneficiários, o CPP Investment é governado e gerenciado de forma independente em relação ao Canada Pension Plan, possuindo além disso autonomia em relação a governos.
O fundo foi um dos primeiros a criar um cargo de diretor de sustentabilidade. Para Deb Orida, que exerce o cargo, “nosso compromisso de atingir zero emissões até 2050 está alinhado com a forma como o CPP Investments vem incorporando as considerações ESG – em particular as mudanças climáticas – em nossas decisões de investimento há mais de uma década". Segundo Orida, “acreditamos que o desempenho de nosso portfólio e a geração de retornos de investimento de longo prazo depende de nossa capacidade de adaptação a uma economia global que está se movendo em direção ao net zero."