Mainnav

Petros consegue reduzir vacância em sua carteira imobiliária

Alexandre MiguelPetrosA Petros, fundo de pensão cujo principal patrocinador é a Petrobras, conseguiu reduzir a vacância de sua carteira de imóveis de 41,7% em dezembro de 2019 para 19,3% em janeiro deste ano. A queda de 22,4 pontos percentuais em dois anos numa carteira imobiliária de cerca de R$ 4 bilhões foi resultado de um trabalho mais ativo na divulgação dos ativos aos players de mercado, assim como de procedimentos para desburocratização de processos e otimização da governança.
“Mesmo diante da crise que atingiu o mercado imobiliário e dos desafios da nossa carteira, concentrada no Rio de Janeiro, temos conseguido atuar de forma estratégica e colhido resultados positivos, reduzindo de forma significativa a vacância na carteira de imóveis, que representa uma importante alternativa de diversificação dos nossos investimentos”, destaca o gerente executivo de governança e iliquidos da Petros, Alexandre Miguel.
Segundo ele, a fundação também investiu em tecnologia, com a contratação de plataforma de dados do mercado e no uso de novos materiais de marketing, como tour virtual nos empreendimentos ofertados à locação, que permitiram maior agilidade nos processos de contratação. Desde o fim de 2019, foram assinados 23 novos contratos de locação, a maioria para empresas de grande porte, somando uma ocupação total de cerca de 124 mil metros quadrados de área.
Os principais contratos foram feitos com o setor de condomínios logísticos de alto padrão, segmento que se mostrou bastante resiliente na pandemia, com o aumento da demanda de setores como e-commerce e varejo. Também houve incremento nas locações de prédios comerciais e melhora no desempenho dos shoppings na carteira da fundação.