Mainnav

Capef fecha 2021 com rentabilidade abaixo da meta

A Capef, fundo de pensão dos funcionários do BNB, fechou 2021 com rentabilidade de 8,52% no Plano CV1 e de 11,53% no seu plano de Benefício Definido, frente a uma meta atuarial de 15,56% e 15,94%, respectivamente. “Dois pontos foram fundamentais para que nossos planos não alcançassem a meta. Um deles foi o desempenho dos ativos em renda variável. O Ibovespa fechou o ano em queda de 11,93% (...) e a renda fixa também não alcançou bons resultados”, diz o diretor de administração e investimentos da fundação, Sérgio Clark.
Segundo ele, “uma parte expressiva dos títulos públicos que compunham a carteira de renda fixa dos planos BD e CV I estavam marcados a mercado. Como muitos dos papéis foram adquiridos em momentos de pré-turbulência, com as altas na taxa de juros verificadas no último ano, em um cenário de pandemia e posteriormente problemas fiscais do governo, nossos ativos se desvalorizaram contabilmente uma vez que os títulos de renda fixa passaram a ser oferecidos com prêmios maiores”.
De acordo com Clark, a estratégia de 2022 é de “proteção das carteiras”. Ele conta que a fundação reduziu a exposição a ativos de risco, como ações, fundos imobiliários, e migrou recursos e novas entradas para esses títulos de renda fixa, aproveitando que estão com retorno acima das nossas metas de rentabilidade. “Também rebalanceamos a carteira de investimentos no exterior, nos desfazendo de ações de empresas com foco em crescimento, como as de tecnologia, por exemplo, e realocamos para empresas mais consolidadas no mercado, como as de commodities”.