Mainnav

Previ pede adoção de voto múltiplo na eleição do Conselho da BRF

BRF LogoA Previ pediu a adoção do processo de voto múltiplo para a eleição dos membros do conselho de administração da BRF, que acontecerá em assembléia de acionistas a ser realizada na próxima segunda-feira (28/3). Esse processo de votação permite aos acionistas da companhia a possibilidade de, ao seu critério, distribuir os votos de forma individual nos candidatos.
A Previ detém 66.346.438 ações ordinárias da BRF, o que representa 6,13% do capital votante da companhia. Segundo fontes do mercado, a intenção da Previ é eleger um membro do conselho, o que seria facilitado com a adoção desse processo de votação.
A BRF publicou comunicado ao mercado relatando o pedido da Previ, sem maiores comentários. Nota da Previ diz que “o conselho de administração deve refletir, em sua melhor forma, a base acionária da companhia. Ao pedir o voto múltiplo, nosso objetivo é construir um colegiado robusto, diverso e com legitimidade para elaborar as estratégias necessárias para a geração de valor a todos os acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidades, ou seja, a sociedade de uma forma geral”.
A Previ diz ainda que “ressaltamos que o objetivo é construir uma agenda positiva com intuito de valorização da empresa juntamente com os demais acionistas numa das principais empresas de capital aberto do mercado brasileiro, geradora de milhares de empregos diretos e indiretos e grande contribuidora para o crescimento do país”.
A Previ participa da história da BRF desde a década de 1990, como acionista da Perdigão, que se juntou à Sadia para formar a BRF em 2009. “A Previ vem acompanhando de perto o desempenho da companhia e quer colaborar na reformulação da estratégia do negócio a fim de recuperar a performance da BRF, uma das líderes mundiais do setor de alimentos e com atuação em mais de 140 países”, diz a nota da fundação.