Mainnav

Anabb pede fim de superaposentadorias na Previ

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) protocolou na última quarta-feira (17/8), um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando atuação da pasta em relação à supostas aposentadorias milionárias que ocorreriam no Plano 1 da Previ. Segundo a associação, tais aposentadorias de dirigentes estatutários são viabilizadas pelo artigo 104 do regulamento do Plano 1, que cria exceção à regra do teto para salário de participação. A Anabb pede que a pasta atue para excluir o artigo 104 do regulamento do Plano 1.
Aprovado em 2021, o regulamento do Plano 1 da Previ estabelece que o salário de participação não pode superar a maior remuneração de cargo não estatutário do BB. Entretanto, o artigo 104 do mesmo regulamento diz que essa restrição “não se aplica aos participantes que, na data de aprovação deste regulamento, possuam salário-de-participação superior àquele limite, sendo lhes assegurada sua preservação, nos termos deste regulamento”.
Segundo o presidente da Anabb, Augusto Carvalho, “estabelece-se uma regra que não vale para os antigos e nem para os atuais dirigentes. Essa torneira precisa ser fechada ou que o banco arque com os custos”. Procurada por Investidor Institucional, a Previ não se manifestou sobre o assunto.