Mainnav

Sorocaba assina convênio de adesão com a Fundação Eletros

Sorocaba SPO município paulista de Sorocaba assinou convênio de adesão com a Eletros, fundo de pensão cuja principal patrocinadora é a Eletrobras, para fazer a gestão do Regime de Previdência Complementar (RPC) dos servidores públicos sorocabanos. De acordo com a Emenda Constitucional 103, estão obrigados criar RPC os entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e funcionários públicos com salários acima do teto do INSS.
Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista, com uma população de mais de 690 mil habitantes e cerca de 11 mil servidores municipais. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de pouco mais de R$ 32 bilhões, o 19º maior do país. O RPC sorocabano fará parte do plano de Contribuição Definida (CD) ServPrev Brasil, criado especificamente pela Eletros para abrigar esse tipo de patrocínio.
Segundo o presidente da Eletros, Pedro Paulo da Cunha, a entidade tem capacidade para administrar mais três ou quatro planos de entes federativos sem aumentar sua estrutura operacional. “Estamos participando de outros dois processos e recebendo novos pedidos de propostas”, afirma Cunha.
Com ativos totais que somavam R$ 5,4 bilhões em meados deste ano, a Eletros possui hoje seis patrocinadoras ligadas ao setor elétrico. Dos seus 2,1 mil participantes ativos, 45% são ligados à Eletrobras, 40% à Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), 12% à Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e os 3% restantes estão divididos entre os funcionários do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Eletros e Eletros Saúde.