Mainnav

Ministro aposta no crescimento de planos instituídos corporativos

José_Carlos_OliveiraMin_Trab_Prev.jpgDurante a abertura do 43º Congresso da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o presidente da entidade, Luís Ricardo Martins, exaltou o crescimento do sistema de previdência complementar. Segundo ele, esse crescimento foi possível através de novas modalidade de planos fechados de previdência, como os planos instituídos, os planos família e os planos de entes federativos. O crescimento deve se acentuar ainda mais daqui para a frente com a aprovação, recentemente, dos planos instituídos corporativos, que poderão ser oferecidos a todas as empresas de um mesmo grupo econômico, sejam elas controladas, coligadas ou até mesmo simples fornecedores ou prestadores de serviços da mesma.
“A previdência complementar é uma forte acumuladora de poupança de longo prazo, crucial para alavancar o desenvolvimento sócio- econômico de um Brasil tão carente de investimentos”, afirmou o presidente da Abrapp. Segundo ele, os planos família já atingiram a marca dos 120 mil participantes, acumulando patrimônio acima de R$ 1 bilhão, enquanto os instituídos possuem cerca de R$ 16 bilhões e protegem mais de 700 mil brasileiros.
Também participaram da abertura do congresso o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o secretário-executivo do Ministério, Lúcio Capelletto, o subsecretário do Regime de Previdência Complementar, Narlon Gutierre Nogueira, e o superintendente da Previc, José Roberto Savoia.
O ministro disse que aposta no crescimento dos planos instituídos corporativo, afirmando que isso será possível mantendo aberto o diálogo entre a Abrapp e todo o aparato regulador. “O sistema tem muito para crescer e crescerá se formos parceiros”, acrescentou Oliveira.
O superintendente da Previc, José Roberto Savóia, apontou que “nosso trabalho na Previc é também de orientar e não apenas de supervisionar”. Ele apontou o esforço da autarquia no sentido de se tornar mais ágil e mais digital, preparando-se para o crescimento que virá como consequência das novas modalidades de planos que estão sendo criadas.
Savóia anunciou a publicação de um decreto, na data de hoje (19/10), criando na Previc uma nova estrutura que lhe dará maior flexibilidade e maior compartilhamento de informações através da ampliação do uso de tecnologia e de inteligência artificial.