Mainnav

Fundo de pensão sueco troca CEO após perdas com SVB e Signature

Sillicon Valley BankO Alecta, maior fundo de pensão da Suécia, anunciou nesta terça-feira (11/4) o desligamento e a substituição de seu CEO, Magnus Billing, depois de ter registrado prejuízo com aportes no Sillicon Valley Bank e no Signature Bank, as duas instituições financeiras norte-americanas que anunciaram falência no mês passado. A vice-CEO, Katarina Thorslund, assumiu interinamente a posição.
A entidade, que possui uma carteira de investimentos de US$ 104 bilhões, comunicou que tinha uma exposição de pelo menos 1% nos dois bancos. O Alecta também teve prejuízo com a venda da uma participação no First Republic Bank, igualmente afetado pela crise.
O valor perdido pelo Alecta com o setor bancário norte-americano é de cerca de US$ 2 bilhões. Segundo a entidade, foi aberta uma investigação contra Billing para analisar a política de investimentos e a alocação de risco da entidade durante a sua gestão, mas o Conselho Deliberativo concluiu que "os investimentos feitos não violaram nenhuma regra ou mandato".