Mainnav

Presidentes da Previ e Funcef discutem pontos de interesse comum

JoãoFukunagaPrevi RicardoPontesFuncefOs presidentes da Previ e da Funcef, João Fukunaga e Ricardo Pontes, respectivamente, se reuniram na última quarta-feira (12/4) com o objetivo de ampliar o diálogo entre as duas entidades de patrocinadoras públicas e alinhar ações conjuntas entre ambas. Juntos, os dois fundos de pensão somam perto de R$ 350 bilhões em recursos sob gestão e mais de 330 mil participantes.
Não foi divulgado o teor da conversa, mas release distribuído pela assessoria de comunicação da Funcef informa que foram discutidos pontos de interesse comum entre as duas entidades, como investimentos e projetos de gestão de pessoas e TI. Fontes do segmento, entretanto, comentam que a idéia de criação de uma entidade de fundos de pensão com patrocinadoras públicas nunca foi abandonada. Assim como a Apep representa os fundos de pensão de patrocinadores privados, alguns dirigentes acalentam a idéia de criar uma associação que reúna exclusivamente fundos de pensão de patrocinadores públicos.
A evolução nesse sentido, no entanto, ainda é prematura, até porque a nova direção da Petros, o segundo maior fundo de pensão do País, com patrocínio da Petrobras, ainda não foi definida. Mas as apostas de influentes personalidades do setor de previdência fechada inclinam-se a favor de Henrique Jäger, que já presidiu a fundação entre 2015 e 2016.