Mainnav

Perdas não impedem resultados positivos na Funpresp-Exe, em abril

Gilberto StanzioneFumpresp ExeApesar de prejuízos com a venda precoce de ativos "defaultados" de Americanas e Light, a Funpresp-Exe fechou abril com uma rentabilidade positiva de 1,59%, superando seu Índice de Referência no mês que ficou em 0,94%. Já no acumulado do ano a rentabilidade da fundação não conseguiu acompanhar a variação do Índice de Referência, ficando em 3,75% contra uma variação de 4,07% do indicador.
O fundo de pensão dos servidores públicos dos poderes executivo e legislativo vive dias agitados após o reconhecimento de prejuízos de R$ 18,9 milhões e R$ 7,5 milhões com a venda antecipada de debêntures da Americanas e Light, respectivamente, que estavam em sua carteira de investimentos. Mas segundo o diretor de investimentos da fundação, Gilberto Stanzione, esses prejuízos são proporcionalmente pequenos em relação à carteira total e não chegaram a comprometer o desempenho consolidado da entidade.
Para Stanzione, abril foi um mês positivo para os investimentos da Funpresp. “Os mercados locais se beneficiaram da perspectiva de aprovação de um novo marco fiscal. Tanto os ativos vinculados a taxas de juros quanto as ações no país, que juntos representam 98% da nossa estratégia, tiveram um bom desempenho no mês”.
Segundo ele, os títulos públicos continuaram a ser o carro-chefe dos investimentos da entidade. Em abril eles representaram 78% da alocação dos recursos, seguidos por crédito privado (8,12%), ações (7,81%), operações compromissadas (3,10%), investimentos no exterior (1,80%) e operações com participantes (1,17%).