Mainnav

BB Previdência fechou o ano passado com 13,04% de rentabilidade

Ginne Siqueira DinizBB PrevidênciaA BB Previdência, fundo de pensão multipatrocinado administrado pelo Banco do Brasil, encerrou o ano de 2023 com rentabilidade consolidada de 13,04% em sua carteira de investimentos, cinco pontos acima da sua meta de 7,96% (INPC mais 4,1% a.a.), informa Ginne Siqueira Diniz, superintendente de investimentos.
A classe de renda variável na bolsa doméstica garantiu retorno de 21,06%, enquanto a renda variável no exterior apresentou rentabilidade de 14,8% no ano. Na renda fixa, a rentabilidade acumulada foi de 12,74%.
Com 42 planos de benefícios e R$ 8,4 bilhões em ativos, a entidade mantém 80% de sua carteira total alocada em renda fixa. “Em 2024 o cenário tende a ser um pouco menos volátil do que no ano passado, em que a volatilidade foi muito forte, porque agora a inflação caminha para a estabilidade. Isso traz mais oportunidades de crescimento na renda variável”, afirma.
Embora a renda fixa siga sendo atrativa neste ano e provavelmente continuará absorvendo a maior parte dos recursos do mercado de investimentos, a BB Previdência pretende explorar também o espaço para novos ganhos na renda variável. “O objetivo de alocação é elevar a parcela de renda variável local, que atualmente responde por 8% dos ativos, para chegar até 10%”, explica Diniz. Além disso, o percentual aplicado em renda variável no exterior deverá sair dos atuais 2% para chegar até 9%, bem perto do limite legal de 10%.