Mainnav

Susep faz consulta pública para lançar título vinculado a seguros

eduardo fraga susepA Superintendência de Seguros Privados (Susep) está colocando em consulta pública uma resolução que cria um novo título vinculado à risco de seguros e resseguros. O papel, que deve usar no Brasil a mesma sigla ILS já usada no exterior (de Insurance Linked Securities, ou Título Vinculado a Seguros em uma livre tradução), deve ser dirigido principalmente ao mercado de investidores profissionais, em especial os institucionais.
“Nas operações de ILS, a transferência de risco se dá de uma cedente para um ressegurador local de propósito específico (RPE), que financiará a retenção deste risco por meio de emissão de dívida vinculada a riscos de (res)seguros. Este tipo de alternativa para transferência de risco vem ganhando cada vez mais espaço em mercados internacionais”, explica a Susep em nota de seu site onde convoca a consulta pública.
Segundo o diretor técnico da entidade, Eduardo Fraga, que está coordenando as análises para a implementação do novo título, “este tipo de instrumento não é adequado para investidores pessoas físicas diretamente, em virtude da possibilidade de perda de parte do principal investido”. A Susep avalia que o cenário de baixas taxas de juros vivido pelo Brasil deve propiciar uma demanda natural dos investidores pelo novo título.
De acordo com a superintendente da Susep, Solange Paiva Vieira, entre as vantagens que o ILS trará ao mercado brasileiro está a redução de riscos e custos de captação para as seguradoras. “Isto possibilitará melhores preços para o consumidor, favorecendo o desenvolvimento do mercado brasileiro”, afirma.