Mainnav

BC autoriza quatro gestores de banco de dados do Cadastro Positivo

O Banco Central (BC) aprovou o registro de quatro gestores de banco de dados (GBDs) do Cadastro Positivo, que poderão operar com registros das informações de pagamento dos consumidores. São eles: Serasa, Boa Vista Serviços, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL - SPC Brasil) e Gestora de Inteligência de Crédito (Quod). Segundo nota divulgada pelo BC, “a expectativa é que essas entidades ajudem a aprimorar a avaliação do risco de crédito, contribuindo para a redução do spread bancário”.

Segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, “são os gestores de banco de dados que terão a responsabilidade de guardar e organizar as informações dos consumidores”, explicou Mello. Os GBDs deverão receber das instituições autorizadas a funcionar pelo BC as seguintes informações: operações de crédito, operações de arrendamento mercantil e de autofinanciamento, além de outras com características de concessão de crédito.

Assim, eles terão condições de estabelecer uma nota de crédito (escore) para cada consumidor, definida de acordo com o pagamento de suas contas – operações de crédito (como empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito) e serviços continuados (como luz, água e telefone), por exemplo. O bom pagador terá um escore mais alto, e essa pontuação poderá ser considerada pelas instituições financeiras em eventuais concessões de crédito.