Mainnav

Articulador do grupo Prerrogativas vai presidir os Correios

Fabiano Silva dos SantosadvogadoFabiano Silva dos Santos, um dos principais articuladores do grupo Prerrogativas, foi indicado pelo presidente Lula para presidir a Empresa Brasileira de Correios e Tel√©grafos (ECT). Ele participou da equipe de transi√ß√£o como coordenador do grupo de previd√™ncia complementar em raz√£o da experi√™ncia que possui nessa √°rea, como s√≥cio do escrit√≥rio Mollo e Silva Advogados, com forte atua√ß√£o em processos de defesa de dirigentes de fundos de pens√£o punidos em decorr√™ncia de decis√Ķes de investimentos consideradas, a posteriori, irregulares. Tamb√©m dirigiu, antes de abrir junto com a esposa o escrit√≥rio de advocacia, a chefia de gabinete da Funcef no mandato de Guilherme Lacerda, e a diretoria do Instituto de Previd√™ncia do Munic√≠pio de S√£o Paulo (Iprem) no governo de Fernando Haddad.
Ele vai dirigir uma empresa que estava na lista das privatiza√ß√Ķes do governo anterior. Um dos primeiros atos do presidente Lula ao assumir a presid√™ncia da Rep√ļblica foi retirar os Correios da lista das empresas sujeitas √† privatiza√ß√£o. A estatal √© vinculada ao Minist√©rio das Comunica√ß√Ķes, que √© dirigida por Juscelino Filho, do Uni√£o Brasil.
Além disso, os Correios patrocinam um dos mais problemáticos fundos de pensão, o Postalis, envolvido em processos por má versação dos recursos dos participantes e atualmente com um dos maiores programas de equacionamento de déficit do sistema.
Contando com amplo respaldo a equipe de transição, Santos foi um dos críticos aos abusos cometidos pela Operação Lava Jato, inclusive ao levar Lula à prisão por meio de expedientes irregulares que terminaram por justificar a anulação de processos nos quais o atual presidente era réu.
Formado em direito pela PUC de S√£o Paulo, Santos possui mestrado em Direito Pol√≠tico e Econ√īmico pela Universidade Mackenzie e MBA em Gest√£o Estrat√©gica de Empresas pela Facamp.