Mainnav

BlackRock se torna signatária do código de stewardship da Amec

A BlackRock, maior gestora do mercado global, com cerca de US$ 4,7 trilhões em ativos sob gestão, é a nova signatária do código de stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec). Com a adesão da asset, o grupo de signatários do código passa a somar 18 integrantes, sendo três fundos de pensão, Petros, Funcef e Funcesp.

“Na BlackRock, a administração de investimentos está focada no engajamento para incentivar as empresas a adotar práticas que dêm suporte à criação de valor de longo prazo de que nossos clientes dependem para atingir suas metas financeiras”, afirmou o head de investimentos sob a ótica do stewardship para Américas da BlackRock, Ray Cameron, em comunicado. “Agora, mais do que nunca, nós, investidores, precisamos estar atentos às nossas responsabilidades fiduciárias”, disse o head de América Latina para renda variável da BlackRock, Will Landers.

Lançado pela Amec em outubro de 2016, o código funciona como uma autorregulação voluntária. Ele reúne um conjunto de princípios e recomendações de governança para investidores institucionais responsáveis por administrar recursos de terceiros. Ainda sem equivalente em português, o termo stewardship resume o conceito de dever fiduciário: a obrigação assumida por esses investidores em atuar no melhor interesse de seus clientes/investidores. Isso implica em aperfeiçoar a governança de investimentos, como, por exemplo, no monitoramento de empresas investidas, no exercício do direito de voto nas assembleias de acionistas e na identificação e blindagem contra potenciais conflitos de interesse.

A ideia é que, ao aderir às melhores práticas internacionais, os grandes investidores não apenas irão valorizar os ativos investidos como terão um impacto positivo na cultura do mercado brasileiro de capitais. A cartilha da Amec sugere quatro etapas de implementação do programa da Stewardship: definição da equipe e objetivos gerais, diagnósticos e adaptações das práticas existentes, escolhas na forma de atendimento aos princípios do código e monitoramento e avaliação.