Mainnav

Recuperação do mercado depende de notícia positiva sobre pandemia

Horovitz,Bruno(Icatu) 19marApesar de estar cada vez mais convencido de uma possível estabilização da volatilidade e de uma recuperação das perdas em breve, o mercado agora aguarda um sinal positivo do lado do gatilho da crise – o sanitário – para engatar uma melhora. A opinião é de Bruno Horovitz, diretor de relações com investidores da gestora Icatu Vanguarda.
“Em um primeiro momento, acho que todo mundo ficou na esperança de que as medidas emergenciais de ajuda, desde renda extra até as creditícias, fossem a resposta para a equação. E foram medidas fiscais na direção certa, e bem robustas, equivalentes a 13% do PIB. Mas estou convencido que só dados diretamente ligados a pandemia podem ajudar a achatar a curva”, explica. Horovitz se refere a descoberta de terapias, vacinas e medicamentos comprovadamente eficazes contra a Covid-19.
Além da queda das ações, o Brasil assistiu a uma piora também da parte da dívida pública: a curva de juros das NTN-B com vencimento em 2050 abriu muito. “Mas os mercados tendem a ser mais complacentes com o governo, no mundo todo; e aqui também, devem relaxar a cobrança da volta ao trilho fiscal e das reformas”, acredita.