Mainnav

Quatro grandes gestores assumem compromisso com questões climáticas

Quatro gestoras brasileiras de fundos de investimento que, juntas, gerem mais de R$ 1,2 trilhão, se comprometeram a priorizar questões climáticas em suas decisões de investimento. O BTG Pactual Asset Management, Itaú Asset Management, JGP e Santander Asset Management assinaram, nesta semana, o compromisso Investidores Pelo Clima (IPC). As quatro foram as primeiras instituições a assinar o documento, de iniciativa da Sitawi Finanças do Bem e apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), PRI (Principles for Responsible Investment) e CDP.
Desde outubro de 2019, quando o IPC foi lançado, um grupo de 15 investidores profissionais brasileiros com patrimônio sob gestão superior a R$ 2 trilhões vem se reunindo para se capacitar e traçar formas de atuação frente às mudanças climáticas. Após seis encontros, agora quatro desses investidores decidem assumir formalmente e publicamente o compromisso, declarando a importância dos desafios, riscos e oportunidades impostos pelas mudanças climáticas.
Este documento também afirma que é parte do dever fiduciário dos investidores, perante aos clientes e beneficiários, prezar pela segurança, resiliência e perenidade de seus investimentos, bem como contribuir para um futuro seguro para as próximas gerações. Nesse contexto, se comprometem em reportar publicamente o avanço na gestão dos riscos e oportunidades climáticas, quando possível de forma alinhada às diretrizes da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).
Adicionalmente, os investidores se comprometem a exercer propriedade ativa, por meio de práticas de engajamento e voto, em relação ao tema.
"Entendemos que ainda há um longo trabalho a ser realizado para que o tema ganhe a relevância necessária. Nesse contexto, o IPC ampliará e reforçará sua atuação pelos próximos três anos, buscando engajar, capacitar e comprometer mais investidores, inclusive ampliando o escopo e profundidade de atuação da iniciativa", afirma Carla Schuchmann, gerente de Finanças Sustentáveis da Sitawi e líder do IPC.