Mainnav

Assets globais discutiram as queimadas na Amazônia com Mourão

queimadas amazoniaRepresentantes da Storebrand Asset Management, da Noruega, Nordea Asset Management e SEB Investment Management, esses dois últimos da Suécia, participaram na manhã desta quinta-feira (09/07) de videoconferência com o vice-presidente Hamilton Mourão e ministros para discutir o recrudescimento das queimadas na Amazônia. Os gestores globais ameaçam retirar recursos do Brasil se não forem adotadas ações para conter as ações contra o mei ambiente no Brasil.
Além da Storebrand, da Nordea e da SEB, também participaram da videoconferência a Legal and General Investment Management, do Reino Unido;
A KLP, da Noruega; a Robeco, dos Países Baixos; a AP2 Second Swedish National Pension Fund, da Suécia; e o Sumitomo Mitsui Trust Asset Management, do Japão.
Segundo o principal executivo da Storebrand, Jan Erik Saugestad, as gestoras apresentaram ao governo brasileiro uma pauta de cinco pontos que consideram importantes para avaliar o compromisso da política ambiental brasileira com a sustentabilidade. Os cinco pontos são os seguintes:
Redução significativa nas taxas de desmatamento;
Aplicação do Código Florestal;
Prevenção de incêndios nas áreas florestais, ou nas proximidades, a fim de evitar a repetição do que ocorreu em 2019;
Acesso público a dados sobre desmatamento, cobertura florestal, posse e rastreabilidade das terras que produzem commodities;
Eficiência dos órgãos de fiscalização brasileiros para fazer cumprir a legislação ambiental e de direitos humanos.