Mainnav

KPTL lança dois fundos quants de investimento no exterior

A KPTL, gestora de fundos de ventures capital, inaugura uma nova estratégia com o lançamento de dois fundos quants de investimento no exterior, o Fermi e o Bohr. O primeiro analisa mais de 60 mercados globais, incluindo ações, commodities, renda fixa, moedas e seus derivativos. O segundo investe em criptomoedas, arbitrando derivativos das 30 moedas mais líquidas nas maiores bolsas de cripto do mundo. Eles serão distribuídos localmente via plataformas digitais, como BTG Pactual, Modal Mais, Toro e Vitreo.
A estratégia dos fundos está a cargo de Jay Janér, sócio e especialista em fundos quantitativos, que acaba de retornar ao Brasil após mais de 30 anos de atuação no mercado internacional de derivativos. Graduado em física e matemática na Cornell University, com MBA na Stanford University, nos Estados Unidos, Janér tem passagens pelo Morgan Stanley, Citibank e GP Investimento. Ele enxerga nos algoritmos um caminho promissor tanto para fundos quantitativos para mercados tradicionais como para criptomoedas.
Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, a queda da Selic nos últimos anos está levando os brasileiros a buscarem novas classes de ativos para rentabilizar seus investimentos. "Uma das modalidades que começa a despertar interesse são os fundos quants. Sem dúvida, esse é um caminho sem volta", diz Ramalho.