Mainnav

Executivo da BlackRock diz que 2020 foi o ano da inflexão para economia ESG

Paul Bodnar, head global de investimentos sustentáveis da BlackRock, destacou em palestra no 42º Congresso da Abrapp que o ano de 2020 foi um ponto de inflexão para os investimentos sustentáveis na América Latina. “Em todos os engajamentos com os clientes nos últimos 18 meses, a sustentabilidade tem sido um foco significativo, à medida que os fundos de pensão, gestores de ativos, todos procuram aprender e entender como incorporar fatores ESG em suas carteiras”, disse Bodnar que foi assessor especial do presidente Barack Obama.
Segundo o executivo, a transição para uma economia “carbono zero” teria o poder de elevar o PIB global em 25% até 2040 na comparação com uma situação, hipotética, onde nada fosse feito. “Então, para a BlackRock, fazer essa transição beneficiará nossos clientes”, disse. “O risco climático vai reformatar a economia global nas próximas décadas, quer seja bem ou mal gerenciado: seja através de um custo devastador ou através da mudança na forma como produzimos energia, transportamos bens, construímos e, provavelmente, uma combinação de tudo isso”.
O executivo destacou a importância dos investidores institucionais nessa transição, ressaltando o compromisso da BlackRock em deslocar mais capital para uma economia “carbono zero”.