Mainnav

Desafio das instituições é adequar a comunicação ao seu público

Pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), feita em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), aponta para a necessidade de adequar a linguagem e os canais de comunicação das instituições ao seu público-alvo . Segundo a pesquisa, os processos de comunicação que receberam mais investimentos em 2021 foram os de comunicação digital (80%), branding e gestão de marca (64%), identidade, reputação e imagem (39%) e engajamento com stakeholders (31%).
Já o tema da educação financeira foi indicado como a ação social mais importante para quase metade das instituições consultadas (47%). As instituições que já oferecem algum serviço educacional informaram que têm planos de aumentar o foco da comunicação na educação financeira do público-alvo e entendem que essa é uma ferramenta valiosa para as marcas. “A pesquisa revelou que estamos no caminho certo ao dar suporte aos nossos associados que planejam ampliar suas iniciativas de educação”, comenta Amanda Brum, gerente de marketing e de relacionamento com associados da Anbima.
Os maiores desafios apontados pelos profissionais nos próximos anos são a comunicação de assuntos técnicos para o público leigo, a diferenciação em relação à concorrência, o maior alinhamento entre a comunicação interna e externa, a divulgação da especialização da instituição e a compatibilidade entre os desafios de comunicação com a regulação do mercado.