Mainnav

Banrisul vai reforçar grade de produtos com multimercados em 2023

Odete BrescianeBanrisulA Banrisul Corretora, com R$ 16,6 bilhões sob gestão/administração, cerca de 90% dos quais estão em fundos de renda fixa, quer reforçar a presença de fundos multimercados em sua grade de produtos em 2023. O projeto, na verdade, começou a ser implementado em 2021 mas, diante das condições adversas do mercado, deixou de crescer.
Neste segundo semestre de 2022, mesmo com o cenário de juros ainda favorável à renda fixa, a percepção é de que está próximo um novo movimento de diversificação e realocações, o que tende a aumentar o interesse por multimercados, estima Odete Bresciani, diretora de administração de recursos de terceiros.
“Nosso projeto de multimercados com gestores parceiros, iniciado no ano passado, refletiu a captação fraca em todas as classes de ativos fora da renda fixa nesse período. Os fundos não cresceram, mas este ano já começamos a receber consultas de clientes”, afirma. Ela lembra que os multimercados, por atuarem em diversas estratégias, são mais adequados às necessidades de longo prazo dos investidores.
A casa tem ainda fundos de ações, sob gestão própria, com estratégias de small caps, dividendos, Ibovespa ativo, livre e infraestrutura. “Administramos inclusive um dos fundos de ações mais antigos do mercado, constituído em 1971, o Banrisul Ações Fundo de Investimento, que é um small caps”, diz.
Por enquanto há cinco multimercados, quatro deles em parceria com outros gestores. Eles foram incorporados à grade em 2021, com a distribuição de fundos de terceiros selecionados por meio de um modelo de curadoria de investimentos com metodologia própria, que está sendo utilizado agora na seleção para o próximo ano.
A curadoria compreende a aplicação de filtros de análise de estrutura desejável em pesquisa econômica, análise de ativos e de gestão de risco proporcional ao volume de ativos sob gestão, foco e expertise em ações e multimercados, assim como indicadores de risco, retorno, performance e captação. Esse modelo, explica a diretora, permite elaborar rankings de fundos multimercados e também de ações de gestores parceiros, além de fazer o monitoramento contínuo de gestores e estratégias selecionadas.