Mainnav

Icatu Vanguarda amplia atuação na área de fundos de previdência

Bruno HorovitzIcatuNovos fundos criados em 2022 e parcerias com novas seguradoras, além da Icatu Seguros, permitiram à Icatu Vanguarda ampliar sua presença no segmento de fundos de previdência. “Crescemos muito em previdência e ampliamos também a área de renda fixa/crédito privado, com novos fundos exclusivos de crédito criados principalmente para fundos de pensão”, conta Bruno Horovitz, sócio e responsável pelo RI.
A asset deixou para trás a concentração que tinha em relação à Icatu Seguros e, nos últimos três a quatro anos, tem buscado expandir sua atuação para outras seguradoras, como Itaú, Bradesco, BTG e outras. Dois pontos contribuíram para essa ampliação das parcerias com seguradoras para fundos de previdência. Em primeiro lugar, os produtos de previdência têm abandonado a imagem de um investimento com fins sucessórios, para aproveitar as vantagens da isenção, sendo vistos hoje como um investimento normal de retorno atrativo. Em segundo lugar a evolução da regulação nos últimos anos permitiu uma maior sofisticação na gestão desses fundos. “E somos bons nisso, então o investidor já aprendeu a virar essa chave”, observa Horovitz.
Segundo Horovitz, também a área de FoFs/investment solutions tem crescido bastante, principalmente junto às fundações, com novos mandatos. “Nos últimos dois anos, criamos oito novos fundos exclusivos só para EFPCs, além dos que foram criados especificamente para fundos de previdência”, detalha o executivo.
A Icatu Vanguarda encerrou o ano passado com R$ 42 bilhões sob gestão, dos quais R$ 20 bilhões estão em fundos de crédito e uma parcela expressiva deles é de fundos exclusivos.