Mainnav

Denísio Liberato, da Previ, é indicado à presidência da BB Asset

Denisio LiberatoA presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, formalizou convite para que o diretor de Investimentos da Previ, Denísio Liberato, assuma a presidência da BB Asset. Com R$ 1,4 bilhão sob gestão, a instituição é a maior gestora do País, atuando em praticamente todas as classes de ativos do mercado. A nomeação de Liberato, segundo nota da Previ, ainda dependente da aprovação da BB Asset.
A gestora é comandada por Aroldo Medeiros desde dezembro de 2020, profissional que assumiu o posto no lugar de Carlos André quando esse foi indicado para ocupar a vice-presidência de gestão financeira e relações com investidores do banco. Medeiros está se aposentando, segundo a assessoria de comunicação da asset.
Com a confirmação do nome de Liberato na presidência da BB Asset, essa será a primeira vez que uma pessoa negra assume o comando da instituição. “A valorização da diversidade nas lideranças do BB e de suas coligadas é motivo de muito orgulho”, afirma o presidente da Previ, João Fukunaga. Segundo a Previ, Liberato continuará exercendo suas atividades como diretor de investimentos da Previ normalmente, enquanto aguarda a aprovação do seu nome pela BB Asset.
Liberato tem uma carreira de 23 anos no conglomerado do Banco do Brasil, tendo começado na cidade de Ubá, interior de Minas. Graduado em economia e com mestrado e doutorado nessa mesma área, passou por várias diretorias do banco, entre as quais a de finanças (Difin), internacional (Dirin), de governança (Direg) e de mercado de capitais (Dimec). Também atuou por três anos na Secretária de Política Econômica do Ministério da Fazenda, cedido pelo banco. Assumiu a diretoria de Participações da Previ em junho de 2020 e em junho de 2022 a sua diretoria de Investimentos.
Já como diretor de investimentos da fundação, foi eleito em dezembro de 2022 para o colegiado do PRI (Principles of Responsible Investment), iniciativa global apoiada pela ONU e que a Previ ajudou a fundar em abril de 2006. A Previ foi a primeira fundação da América Latina a ser signatária do PRI e desde então mantém em relação às suas investidas uma postura ativa em termos ASG (de Ambiental, Social e Governança), acrônimo ao qual acrescenta, por conta própria, o termo Integridade para formar ASGI.