O BTG Pactual Timberland Investment Group divulgou nesta terça-feira (29/4) já ter restaurado mais de 10 mil hectares de vegetação nativa e biodiversa do cerrado no Brasil, representando aproximadamente 50% de toda a área restaurada da região. O projeto do BTG Pactual TIG visa proteger e restaurar aproximadamente 135.000 hectares de florestas nativas e savanas em paisagens desmatadas.
A iniciativa do BTG Pactual TIG é desenvolvida em colaboração com a organização ambiental Conservation International e com instituições acadêmicas como a Universidade Federal de Viçosa. No ano passado, o BTG Pactual TIG assinou um acordo de pesquisa de longo prazo com essa universidade para estudar técnicas de restauração do Cerrado numa área de 81 hectares. Os resultados da pesquisa nortearão a estratégia de reflorestamento do grupo, além de fornecer insights valiosos para outros esforços de restauração na região.
"Essa conquista destaca o poder de combinar o reflorestamento comercial com a restauração da natureza para criar benefÃcios ecológicos duradouros e em larga escala", disse Mark Wishnie, diretor de sustentabilidade do BTG Pactual TIG. "Ao restaurar mais de 10 mil hectares de cerrado natural, não estamos apenas expandindo corredores de biodiversidade crÃticos, mas também demonstrando um modelo escalável que pode ser replicado em toda a América Latina e além", afirmou.