Mainnav

FGV traz competição sobre gestão de venture capital ao Brasil

A FGVnest, núcleo da FGV carioca voltado à estudos em startups, venture capital e private equity, está trazendo para o Brasil o Venture Capital Investment Competition (VCIC), programa que promove uma competição entre equipes de potenciais gestores de fundos de venture capital para escolher as mais assertivas em avaliar e investir em negócios reais. Os juízes da competição serão profissionais experientes das principais gestoras de venture capital que observarão e darão notas para as equipes baseado em suas capacidades de analisarem, negociarem e investirem em startups.

Criado em 1998 no MBA da Kenan-Flager Business School da University of North Carolina, atualmente o VCIC conta com a participação de mais de 80 universidades em 15 países, incluindo os mais renomados programas de MBA do mundo. Todos os anos, o programa envolve cerca de 1.500 alunos, 150 gestores de Venture Capital e 100 empreendedores, em diversas competições regionais ao redor do mundo.

É a primeira vez que o VCIC chega à uma universidade da América Latina. "Estamos muito animados em trabalhar em parceria com a FGV para trazer o VCIC para a América Latina. Com a participação do Brasil teremos competições regionais do VCIC em quatro continentes", diz Patrick Vernon, Diretor do VCIC e Clinical Associate Professor of Strategy and Entrepreneurship da UNC Kenan-Flager.

Estarão habilitados a participar do VCIC os alunos dos MBA da Fundação Getúlio Vargas que tiverem cursado a disciplina Private Equity e Venture Capital, inclusive dos que forem cursar o futuro curso de MBA em private equity, venture capital e investimentos em startups da FGV.

"Trazer o VCIC para o Brasil é uma grande honra. Este é um imenso e maravilhoso desafio que vai ao encontro do objetivo do FGVnest de ser um 'hub' de conhecimento de ponta em novação e startups, promovendo, estimulando e agregando iniciativas relevantes para a indústria", descreve o coordenador do FGVnest, professor Caio Ramalho.