Mainnav

Gestores ligados ao PRI pedem que recuperação seja sustentável

Um grupo de 109 gestores de recursos, com 11 trilhões de euros em ativos sob gestão, enviou uma carta aos líderes da União Europeia, em 4 de junho, pedindo uma recuperação econômica sustentável após a pandemia da Covid-19. O documento, que recebeu a chancela da Principles for Responsible Investment (PRI), comunidade global voltada à definição e à implantação de conceitos e práticas de investimentos sustentáveis, conta com signatários de peso no mercado internacional, casos de BNP Paribas Asset Management, Allianz IM, Legal & General IM, Schroders Investment Management, UBS Asset Management.
Na visão dos gestores que assinaram o texto, os pacotes de recuperação para acelerar a transição para uma economia líquida de zero emissões devem estar em conformidade com o Green Deal e o Acordo de Paris. Isso inclui garantir que "pelo menos 25% da ambição de integração do clima seja mantida como parte do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027 (QFP), durante todo o período de sete anos", consagrando legalmente a ambição climática da Europa para 2050 com a Lei do Clima da Europa , e mantendo a dinâmica do Green Deal, metas ambiciosas para 2030 e agenda financeira sustentável.
A carta também aborda a necessidade de que empresas intensivas em carbono que recebem resgates de governos ou concessões fiscais estabeleçam e aprovem planos de transição para a mudança climática consistentes com os objetivos do Green Deal e do Acordo de Paris e alcancem emissões líquidas zero até 2050, em troca desse apoio público.