Mainnav

Claritas espera que Copom baixe Selic para 2,25%

A economista-chefe da Claritas, Marcela Rocha, avalia que o Copom deverá cortar a taxa de juros em 0,75 pp, para 2,25% aa, na reunião de amanhã (17/06). Além disso, espera que a comunicação do Banco Central não feche totalmente a porta para novas reduções de juros, sinalizando que novos cortes poderão ocorrer dependendo da evolução do cenário básico do Copom.
A Selic teve um corte de 0,75 pp na última reunião do Copom (06/05), passando de 3,75% para 3% aa, com a autoridade monetária sinalizando que considerava um último ajuste, não maior do que o atual, para complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da Covid-19.
Entretanto, desde a última reunião o cenário evolui de maneira favorável para taxas baixas de inflação. Além de os números correntes mostrarem deflação com núcleos em trajetória de desaceleração, observou-se melhora das condições financeiras, continuidade das revisões para baixo de crescimento econômico e redução do risco fiscal. É isso que ancora as expectativas da Claritas de haver uma sinalização positiva do BC em relação a novos cortes no futuro.