Mainnav

África do Sul cogita usar recursos dos fundos de pensão contra Covid-19

A África do Sul debate se a melhor alternativa para financiar um programa de combate aos efeitos da pandemia do Covid-19 está em recorrer ao apoio financeiro do Fundo Monetário Internaciona (FMI) ou aos recursos de seus fundos de pensão, informa o site português Notícias ao Minuto. Os recursos são necessários para cobrir o déficit nas receitas do governo, diz o diretor da consultoria EXX Africa, Robert Besseling, numa nota.
Besseling argumenta na nota que "os críticos dos condicionamentos do FMI preferem recorrer aos fundos de pensões do Estado para aumentar o programa de compra de títulos do banco central". Segundo ele, o resultado desta divergência "vai determinar a liderança política e a direção da economia nos próximos anos".
A África do Sul teve uma queda de receitas fiscais da ordem de US$ 17 bilhões neste ano, e vai necessitar de mais US$ 30 bilhões para financiar um plano de emergência para a retomada da economia. O número de mortos por Covid-19 na África do Sul é de 1.568 pessoas, sendo o país com o maior número de mortos na África, que já registra um total de 6.769 mortos.