Mainnav

Copom mantém taxa Selic em 2%, confirmando previsões do mercado

banco centralO Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (16/09) manter estável em 2% ao ano a taxa básica de juros da economia brasileira. A decisão foi unânime. A manutenção da taxa era esperada pelo mercado e interrompe um ciclo de cortes dos juros que começou em julho do ano passado.
Foram nove reuniões seguidas do Copom com redução da taxa Selic. Em 2% ao ano, o juro básico já está na mínima histórica. Para Caio Megale, novo economista-chefe da XP, “o comunicado do Banco Central mostra que, se há espaços para novas quedas, ele é pequeno, por conta de temas prudenciais. Isto porque, na avaliação de membros do Copom, quedas adicionais nos juros podem isso causar riscos para alguns do mercados, como fundos de crédito, fundos de pensão e poupança"
Segundo Marcel Domingos Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o BC agiu de forma correta. “A decisão do Copom de manter a Selic estável foi correta e era esperada pelo mercado pois, embora a inflação ainda se encontre em níveis bastante abaixo da meta, existem fortes pressões de preços dos alimentos, mas se espera que seja transitórias”, avalia.