Mainnav

Ata do Copom indica haver pouco espaço para novos cortes de juros

copomA ata do Copom divulgada hoje (22/09) pelo Banco Central reitera uma postura neutra e indica que o espaço remanescente para corte de juros, se houver, deve ser pequeno. Segundo a ata “já estaríamos próximos do nível a partir do qual reduções adicionais na taxa de juros poderiam ser acompanhadas de instabilidade nos preços de ativos”.
A ata do BC assinalou que “as condições para a manutenção do forward guidance (orientações futuras) seguem satisfeitas. O Comitê considera que as expectativas de inflação assim como as projeções de inflação de seu cenário básico encontram-se significativamente abaixo da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária; o regime fiscal não foi alterado; e as expectativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas”.
Com isso, o BC ressaltou que não pretende reduzir o grau de estímulo monetário, a menos que o quadro mude. A mensagem agradou o mercado, que esvaziou as apostas de elevações de juros nas próximas reuniões, trazendo um ajuste na curva dos juros futuros.