Mainnav

LAB ingressa em grupo de meio ambiente da ONU

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB), integrado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tornou-se nesta sexta-feira (09/10) o 31º membro da Rede Internacional de Centros para a Sustentabilidade Financeira (FC4S, na sigla em inglês). Criado em 2017 por iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o FC4S tem por objetivo capacitar centros financeiros na implantação de princípios e práticas sustentáveis. Seus associados respondem por 80% dos mercados de ações globais, representando US $ 61,3 trilhões em capitalização de mercado de ações.
“A adesão ao FC4S, além de gerar mais visibilidade internacional ao bem-sucedido trabalho do LAB, que promove o debate das finanças sustentáveis no Brasil, vai permitir uma frutífera troca de experiências sobre finanças sustentáveis e interação com outros representantes de centros financeiros preocupados com as temáticas de finanças verdes e mudança climáticaâ€, comenta José Alexandre Vasco, superintendente de proteção e orientação aos investidores da CVM, que será a representante do LAB, cuja sede é na Suíça.
A Europa lidera o quadro de associados do FC4S, com 12 membros, seguida pela Ãsia, com oito. O LAB é o quarto integrante das Américas e o primeiro da América do Sul. Entre os compromissos da entidade estão "a promoção de ações estratégicas em finanças verdes e sustentáveis, o compartilhamento de conhecimento para capacitação humana, incluindo a medição no que diz respeito à contribuição do centro financeiro para ações climáticas e desenvolvimento sustentável, a cooperação para a expansão do pipeline de ativos e produtos verdes e o trabalho com outros reguladores municipais, regionais, nacionais e internacionais para construir condições favoráveis para as finanças verdes e sustentáveisâ€, observa Vasco.