Mainnav

Copom, por unanimidade, decide elevar Selic para 2,75% ao ano

banco central1Contrariando a maioria dos analistas do mercado que esperavam uma alta de 0,5 ponto percentual da Taxa Selic, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (17/03) a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual. Com isso, a Selic passou de 2% para 2,75% ao ano. É a primeira vez em 6 anos que o Copom eleva a Selic, e a decisão do comitê foi tomada por unanimidade.
“Os membros do Copom consideram que o cenário atual já não prescreve um grau de estímulo extraordinário. O PIB encerrou 2020 com crescimento forte na margem, recuperando a maior parte da queda observada no primeiro semestre, e as expectativas de inflação passaram a se situar acima da meta no horizonte relevante de política monetária. Adicionalmente, houve elevação das projeções de inflação para níveis próximos ao limite superior da meta em 2021”, afirma o comitê em nota.
Analistas do mercado preveem que a Selic continue a ser elevada nas próximas reuniões do Copom, terminando 2021 no patamar de 4,5% ao ano e 2022 em 5,5% ao ano.