Mainnav

Morre de Covid-19 o ex-presidente do BC, Carlos Langoni

O economista e ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni, faleceu neste domingo (13/06), os 76 anos, vítima da covid-19. Langoni estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital CopaStar, no Rio de Janeiro, desde novembro.
Natural de Nova Friburgo (RJ), Langoni se tornou em 1980 o mais jovem presidente do Banco Central. Aos 35 anos, ele assumiu a função no governo do presidente João Figueiredo, o último da ditadura militar, e ocupou o posto até 1983.
O Banco Central emitiu nota de pesar afirmando que Langoni ajudou a construir a estabilidade econômica do país e zelou pelo papel institucional que cabe aos bancos centrais de todas as economias. "Sempre atualizado, Langoni manteve diálogo constante com as figuras mais proeminentes do cenário econômico brasileiro e global. Ele fez do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas um local de debate livre e vivo sobre os temas econômicos mais candentes da atualidade. O conhecimento de Langoni certamente fará falta no debate econômico", diz o texto do BV.
Nos últimos anos, Langoni deu apoio a Guedes e contribuiu, informalmente, com sugestões nas áreas de gás e de abertura comercial. Em outubro de 2019, o economista se tornou consultor para o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.