Mainnav

IFI considera arriscada proposta de parcelamento dos precatórios

A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado que assessora os senadores em assuntos relacionados à temas do orçamento, divulgou na última sexta-feira documento considerando que a proposta de parcelamento do pagamento de precatórios federais como sugere o ministro da Economia, Paulo Guedes, é uma "alternativa arriscada". De acordo com o documento divulgado pela IFI, a proposta que pode afetar as expectativas do mercado e a credibilidade da política fiscal.
"A sinalização é negativa sob o aspecto fiscal e econômico. O parcelamento de uma despesa obrigatória, líquida e certa, indica disposição em não honrar compromissos reais, que nem podem ser classificados como riscos prováveis", afirmou a IFI em documento.
Além disso, o órgão indica que “o desdobramento afetaria a percepção de risco, pelo mercado, podendo resvalar em precificação de juros mais altos nos títulos do governo em um contexto de déficits ainda expressivos e dívida pública acima de 84% do Produto Interno Bruto (PIB)".