Mainnav

Powell diz que Fed fará o que for preciso para conter a inflação

No Simpósio Jackson Hole, encontro que reúne anualmente autoridades do banco central dos EUA e de outros países do mundo no estado norte-americano do Wyoming, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fez na última sexta-feira (26/8) o discurso mais esperado pelo mercado financeiro. Ele disse que o Fed fará o que for preciso para controlar a inflação, mesmo com o risco de uma recessão no país.
O discurso de Powell foi um balde de água fria naqueles que pensavam que o BC dos Estados Unidos seria um pouco leniente com a inflação, evitando subir os juros básicos a um ponto que pudesse significar uma recessão ao país. O presidente do Fed enfatizou em seu discurso que a autoridade monetária dos EUA deve elevar os juros de maneira “inevitável e rápida” a níveis restritivos e mantê-los elevados até que a inflação esteja sob controle.
“A redução da inflação provavelmente exigirá um período sustentado de crescimento abaixo da tendência. Além disso, muito provavelmente haverá algum abrandamento das condições do mercado de trabalho”, explicou Powell.