Mainnav

Por unanimidade, Copom decide cortar a taxa Selic para 12,75%

banco centralO Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira, cortar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 12,75% ao ano. A decisão, tomada a partir da constatação de que a inflação de 2024 e 2025 está convergindo para as metas do BC, já era esperada pela maioria dos analistas financeiros.
É a segunda redução da Selic neste ano, com a primeira ocorrendo em 2 de agosto passado quando o Copom cortou a Selic também em 0,50 pp, de 13,75% para 13,25%, no primeiro corte desde março de 2021.
O comunicado do Copom reiterou, da mesma forma que havia feito no comunicado de 45 dias atrás, que continuará a promover reduções na mesma magnitude nos próximos encontros. “Esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, justifica.
Na sequência, afirma que “a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”.