Mainnav

Ata do Copom mostra que inflação segue sendo preocupação do BC

banco central1A divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que resultou em corte da Selic em 0,50 ponto percentual, para 12,75%, mostra que as expectativas de inflação acima da meta continuam sendo uma das principais preocupações do órgão. “As expectativas de inflação, após apresentarem reancoragem parcial, seguem sendo um fator de preocupação”, diz a ata da reunião, divulgada nesta terça-feira (26) pelo BC, em Brasília.
Além disso, a ata destaca a preocupação de agentes financeiros com a política fiscal de equilíbrio das contas públicas do país. “Entre as possibilidades que justificariam observarmos expectativas de inflação acima da meta estariam as preocupações no âmbito fiscal, receios com a desinflação global e a possível percepção, por parte de analistas, de que o Copom, ao longo do tempo, poderia se tornar mais leniente no combate à inflação”, explica o documento.
Para o BC, a redução das expectativas virá por meio de “uma atuação firme, em consonância com o objetivo de fortalecer a credibilidade e a reputação tanto das instituições como dos arcabouços econômicos”.
O Copom avalia que, parte da incerteza observada nos mercados, com reflexo nas expectativas de inflação, estava anteriormente mais em torno do desenho final do arcabouço fiscal e atualmente se refere mais à execução das medidas de receita e despesas compatíveis com o arcabouço e o atingimento das metas fiscais. Para ver a íntegra da ata, clique aqui