Mainnav

Copom corta Selic em 0,5 ponto percentual, para 12,25% ao ano

grafico negativoO Banco Central (BC) cortou os juros básicos da economia pela terceira vez seguida neste ano, em 0,5 ponto percentual, numa decisão já esperada pelos analistas financeiros. A decisão, tomada por unanimidade na tarde da última quarta-feira (1º/11) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), reduziu a Selic para 12,25% ao ano.
Em comunicado, o Copom informou que a economia internacional exige maior atenção e cautela de países emergentes na redução de juros. “O ambiente externo mostra-se adverso, em função da elevação das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos, da resiliência dos núcleos de inflação em níveis ainda elevados em diversos países e de novas tensões geopolíticas”, destacou o comunicado.
Apesar das dificuldades, o texto informou que o Copom continuará a fazer novos cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. O Copom, no entanto, indicou que poderá mudar o tempo do período de cortes, caso as condições tornem mais difícil reduzir juros.
“A magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, ressaltou o texto.