Mainnav

Copom reduz Selic em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano

banco central1O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (13/12), após dois dias de reunião, cortar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 11,75% ao ano. A decisão, tomada por unanimidade pelos oito membros do Copom, já era esperada pelos analistas do mercado financeiro É o quarto corte consecutivo da Selic neste ano.
Em comunicado, o Copom informou que continuará a promover novos cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões, sem detalhar até quando manterá essa política de redução da Selic. Segundo o Copom, o momento dependerá do comportamento da inflação no primeiro semestre de 2024.
“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário. O comitê enfatiza que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária”, ressaltou o Copom.
A Selic começou a subir em março de 2021, atingindo em agosto de 2022, após 12 altas consecutivas, o percentual de 13,75%. De agosto do ano passado até agosto deste ano a taxa foi mantida em 13,75% ao ano, começando a cair na reunião de setembropassado, a primeira do atual ciclo de baixas.