Mainnav

Editora lança livro sobre reunião de acionistas de Warren Buffett

warren buffettA Ponto de Vista Sirius, editora que publica a revista Investidor Institucional, está lançando o livro “Os acionistas de Warren Buffett – Histórias da reunião anual de Berkshire Hathaway”. Organizado por dois professores americanos, Lawrence A. Cunninghan e Stephanie Cuba, o livro contém 43 textos de participantes frequentes desses lendários encontros promovidos anualmente por Warren Buffett e seu sócio, Charlie Munger.
Assinam os textos personalidades expressivas do mundo dos investimentos, como o fundador do grupo Vanguard e criador dos ETFs (Exchange Traded Fund), John C. Bogle, além de outros donos e diretores de fundos de investimento, sócios de Buffett e Munger em empresas investidas pela Berkshire, professores de cadeiras de investimento nas universidades e escritores de livros de finanças.
Vários autores analisam, em textos breves escritos num tom que na maioria das vezes parece ser uma conversa entre amigos, o jeito espontâneo e às vezes brincalhão como Buffett e Munger conduzem as reuniões anuais da Berkshire, em Omaha, estado de Nevasca, e como isso é parte intrínseca da personalidade deles e da proximidade que mantêm com seus acionistas. Outros autores falam sobre as filas imensas que gestores, investidores, acionistas e estudiosos de finanças formam desde as 5hs da manhã nas proximidades do anfiteatro onde se realiza o encontro da Berkshire, para tomar lugar nas primeiras fileiras de cadeiras e conseguir assim aumentar as chances de formular uma pergunta para a dupla Buffett/Munger, as quais eles nunca se negam a responder ou respondem com tergiversações. Outros ainda, a maioria, abordam os ensinamentos, as metodologias de investimentos e a dinâmica de colaboração dessa dupla que, em 44 anos de trabalho, faz da Berkshire a mais longeva e rentável holding de investimentos do globo, com retorno anualizado de mais de 20%.
Para Marcelo Giufrida, CEO da Garde Investimentos e ex-presidente da Anbima, “eles (Buffett e Munger) tem conseguido isso (esses retornos) aplicando princípios que os dois defendem desde sempre nas entrevistas a programas de TVs de que participam, em artigos publicados em jornais e revistas e em livros sobre investimentos: investir em negócios com vantagens competitivas solidas e mirando no longo prazo. O livro é uma contribuição importante e muito útil para o momento em que vivemos hoje no Brasil, cujas taxas de juros em seus menores níveis históricos levam milhões de investidores a trocar aplicações em títulos públicos por ativos de mais de risco”.
Segundo Luís Ricardo Marcondes Martins, diretor presidente da Abrapp, “as reuniões anuais da Berkshire Hathaway juntam os grandes especialistas, Buffett e muitos dos principais atores de um mercado de capitais entendido em seu significado maior, o de atuar como força transformadora no melhor sentido, o da movimentação da economia e da geração de riquezas e uma adequada distribuição de seus frutos. Os fundos de pensão, aqui entendidos como um exemplo entre tantos virtuosos investidores que buscam consistência e longo prazo, compreendem e, mais que isso, vivenciam, valorizam e por tudo isso compartilham da forma mais ampla tais valores”.
Link para Estante do Investidor