Mainnav

Consórcio ganha leilão da BR 163 com deságio de 8,09%

O Consócio Via Brasil BR 163 venceu hoje (08/07), na B3, o leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a concessão de exploração da infraestrutura e prestação de serviço do sistema rodoviário BR-163/230/MT/PA. A rota, que soma 1.009,52 km de extensão, integra as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
O critério de julgamento do leilão foi a menor tarifa de pedágio e a proposta vencedora foi de R$ 0,07867 por quilômetro, o que representou deságio de 8,09% em relação ao valor proposto no edital. O prazo da concessão é de dez anos, prorrogáveis por mais dois anos.
O projeto traz uma série de inovações, como desconto para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico, pontos de parada para caminhoneiros e estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão. Também estão previstas três praças de pedágio e a criação de atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e demais incidentes.
“Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado da concessão da BR-163, um importante corredor logístico de escoamento das nossas riquezas agrícolas”, comemorou Alexandre Porto, diretor-geral em exercício da ANTT.