Mainnav

Anbima passa a precificar diariamente os FIDCs

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) iniciou na última segunda-feira (18/10) a divulgação diária das taxas e preços indicativos de Fundos de Investimento em Direito Creditório (FIDCs). Segundo a entidade, a precidicação segue metodologia desenvolvida especificamente para esse tipo de fundo estruturado.
A iniciativa tem o objetivo de fomentar a liquidez do produto no mercado financeiro, com o aumento da transparência e da segurança proporcionadas aos investidores, diz a Anbima em nota. O volume de ofertas públicas desses fundos está no maior patamar dos últimos seis anos, com R$ 42,6 bilhões emitidos em 2021 (até setembro), em 335 operações. O resultado representa avanço sobre o total movimentado nos doze meses de 2020, quando foram registrados R$ 33,8 bilhões, em 306 ofertas.
"Além das emissões primárias, o mercado secundário de FIDCs tem crescido substancialmente nos últimos anos. A precificação desses ativos deve estimular ainda mais as negociações", afirma Hilton Notini, gerente de Preços e Índices da Anbima.