Mainnav

Ibovespa cai pelo terceiro dia após divulgação da ata do Fed

grafico negativoA B3 fechou o pregão desta quarta-feira (05/01) em queda pelo terceiro dia consecutivo neste ano, com seu principal índice, o Ibovespa, caindo 2,42% para 101.005,64 pontos. O principal motivo foi a divulgação da ata do Fed, o banco central norte-americano, sinalizando que poderá promover uma alta mais rápida dos juros nos Estados Unidos para tentar conter a inflação. Além da queda do Ibovespa, também o câmbio sentiu os efeitos da posição do Fed, com o dólar comercial ultrapassando a barreira dos R$ 5,70 e sendo vendido ao final do dia a R$ 5,71.
A posição do Fed gerou turbulências também no mercado acionário dos Estados Unidos, com o Dow Jones e o S&P 500 revertendo a tendência de alta que vinham apresentando e amargando perdas de -1,07% e -1,94%, respectivamente. O Nasdaq, que já vinha caindo mais de 1%, acelerou a queda e fechou a -3,34%.
A ata do banco central norte-americano explicitou as discussões da última reunião do Fed no mês passado, que encaminham para uma política monetária mais agressiva contra a inflação. Os formuladores de política monetária dos Estados Unidos concordaram em acelerar o fim do programa de compras de títulos - implementado no início da pandemia - e emitiram previsões que anteciparam aumentos somados de 0,75 ponto percentual nos juros durante o ano de 2022.
A ata mostrou que o banco central não apenas debateu um aumento inicial das taxas de juros, mas também se deveria usar um segundo mecanismo para conter a inflação ao permitir que suas alocações em Treasuries e títulos lastreados em hipotecas diminuíssem, segundo a agência Reuters.