Mainnav

CVM lança estudo sobre o mercado de capitais e agenda ESG

A Comissão de Valores Mobiliários publicou nesta quinta-feira(26/5) um estudo sobre a relação entre o mercado de capitais e o tema ASG (de Ambiental, Social e Governança, ESG na sigla em inglês). O estudo, intitulado “A agenda ASG e o mercado de capitaisâ€, foi elaborado pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA) da Autarquia com a colaboração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
O objetivo do estudo foi avaliar as principais tendências em torno do tema, bem como a existência de algum padrão de reporte mais adequado, e internacionalmente aceito, para a divulgação dos fatores ASG. O estudo também destaca as preocupações, riscos e oportunidades sobre o tema. De acordo com Bruno Luna, Chefe da ASA/CVM, esse material se torna um subsídio importante para futuras reflexões da Autarquia a respeito da transparência de informações ASG divulgadas no mercado de valores mobiliários brasileiro.
Segundo o estudo, jurisdições (Austrália, Canadá, Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido) parecem caminhar rumo a regulações mais abrangentes sobre reportes, obrigatórios ou não, dos aspectos ASG, principalmente em relação às mudanças climáticas. "Por meio do trabalho realizado no estudo, foi observado que as regulamentações de modo geral não são encaradas como 'balas de prata', e é esperado avanços incrementais ao longo do tempo, conforme a evolução das discussões", comentou Bruno Luna.
Houve expressivo crescimento no volume financeiro dos investimentos sustentáveis globais, atingindo US$ 35,3 trilhões nos cinco principais mercados cobertos pelo relatório (Austrália, Canadá, Europa, Estados Unidos e Japão), o que representa, aproximadamente, 36% dos ativos financeiros sob gestão no mundo. Para acessar na íntegra o estudo A agenda ASG e o mercado de capitais clique aqui