Mainnav

TC acusa Empiricus de divulgação de vídeo anônimo difamatório

mulher palhaçoO presidente da Traders Club (TC), Pedro Albuquerque, convocou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26/7) para acusar a Empiricus de ser a autora de um vídeo anônimo que circula nas redes sociais há um mês, com conteúdo difamatório contra a TC.
No vídeo, uma mulher com o rosto pintado de palhaço diz que o TC é investigado por diversas irregularidades, que vão desde manipular resultados até se aproveitar de informações privilegiadas para lucrar e praticar "front running" (quando o agente ou corretor usa o conhecimento de uma ordem dada por seu cliente para antecipar operações no mercado, em benefício próprio). O vídeo cita, ainda, casos de assédio na TC.
Segundo Albuquerque, documentos recebidos por meio do canal de relações com investidores da TC, de fontes anônimas, comprovariam o envolvimento dos sócios da Empiricus na divulgação do conteúdo. O presidente da TC afirmou que os documentos já foram encaminhados à Polícia Federal.
Ainda de acordo com Albuquerque, o objetivo da Empiricus com a divulgação do vídeo seria ganhar operando com posições vendidas da TC, apostando na queda das ações da empresa. O vídeo ajudaria na concretização dessa tendência. Para ver a resposta da Empiricus, que só se manifestou um dia após a entrevista de Pedro Albuquerque, clique aqui
A briga começou em outubro do ano passado, quando um relatório assinado por três analistas da Empiricus afirmava que os papéis do TradersClub não valiam metade do valor pelo qual eram negociadas. Com a divulgação do relatório, os papéis da TC despencaram logo no início do pregão daquele dia, mas se recuperaram e no final da tarde valiam praticamente o mesmo de antes do relatório.
A Empiricus afirmava que, para atingir a receita esperada pelo mercado, de R$ 1 bilhão ao ano em 2025, o TC teria que usar mais dinheiro do que tem em caixa para comprar outras empresas da área, criando outras fontes de receita. E lembra que a companhia faturou R$ 40 milhões em 2020 — ou seja, teria que multiplicar esse valor por 25.
A TC respondeu dizendo que os analistas da Empiricus não entendiam o negócio do TradersClub. “O sinal que eu recebo é que os analistas (da Empiricus) de fato não entenderam o nosso modelo de negócios. O TC não vende um pdf, o TC dá acesso a informações, dados, inteligência de mercado, relatórios de recomendações, chats, cursos etc", afirmou a TC na sua resposta à época.