Mainnav

Com PIB fraco nos EUA, dólar cai e Ibovespa sobe no Brasil

A divulgação de que os Estados Unidos entraram em recessão técnica, com o Produto Interno Bruto (PIB) encolhendo pelo segundo trimestre seguido, estranhamente aliviou o mercado. É que os investidores julgam que a entrada, cada vez mais provável, da maior economia do planeta em recessão oficial (com três trimestres seguidos de queda), permitirá ao Federal Reserve começar a baixar os juros em 2023. Esse cenário, curiosamente, fez cair o dólar para o seu menor valor em quase 40 dias e levou o Ibovespa a superar os 102 mil pontos, fechando no maior nível em um mês e meio.
O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (28/7) vendido a R$ 5,163, com queda de-1,67%. A cotação chegou a abrir em alta, mas passou a despencar após a abertura do mercado norte-americano. Durante a tarde, caiu ainda mais, influenciada por notícias domésticas.
No mercado de ações, o Ibovespa, principal índice da B3, fechou aos 102.597 pontos, com alta de 1,14%. É o segundo dia seguido de alta, acompanhando a subida dos principais índices de Nova Yorque. Os investidores americanos seguem apostando que as notícias sobre recessão técnica levarão o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a reduzir a intensidade do aperto monetário nas próximas reuniões do Fomc.