Mainnav

Ibovespa cai e dólar fecha estável, valendo mais que o euro

Em dia de aversão ao risco no mercado internacional, o Ibovespa fechou nesta segunda-feira (22/8) em queda de 0,89%, aos 110.500 pontos. O indicador chegou a cair abaixo dos 110 mil pontos no início das negociações, mas teve alguma recuperação ao longo do dia com a entrada de alguns fluxos de capitais estrangeiros e a divulgação de lucros de empresas varejistas. Apesar da queda do Ibovespa, seu desempenho foi melhor que seus similares globais. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 1,90%, 2,13% e 2,55%.
Já o dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,167, com recuo de apenas 0,03%, embora a moeda tenha batido em R$ 5,20 por diversas vezes entre as 11h e as 12h. O que chamou a atenção do mercado foi a desvalorização do euro, que passou a valer menos do que o dólar. É a primeira vez em 20 anos que isso ocorre.
Por trás da volatilidade do mercado estão as preocupações do mercado com inflação, aumentos dos juros e retração da atividade econômica tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. O mercado aguarda o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, no encontro anual de presidentes de bancos centrais que acontecerá nesta sexta-feira (26/8) nos Estados Unidos. Investidores esperam encontrar no discurso de Powell pistas sobre a alta dos juros norte-americanos, na próxima reunião do Fomc, o comitê de política monetária dos EUA.