Mainnav

Com Mercadante no BNDES, bolsa cai e dólar fecha quase estável

gestãoA indicação de Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), feita na tarde desta terça-feira (13/12) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, desagradou o mercado. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 1,71%, aos 103.539 pontos, enquanto o dólar caiu 0,04% e terminou o dia a R$ 5,3098.
Além da nomeação de Mercadante para o BNDES, dois outros nomes foram confirmados para cargos estratégicos no Ministério da Fazenda. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou o nome do economista Gabriel Galípolo para a secretaria-executiva da Fazenda e o do economista Bernardo Appy para a secretaria especial da reforma tributária. As duas indicações de Haddad eram esperados pelo mercado, e não causaram surpresas, ao contrário do nome de Mercadante para o BNDES.
Com a queda desta terça-feira, o Ibovespa já acumula dois dias seguidos de baixa, tendo fechado na segunda-feira em queda de 2,02%. O índice chegou a operar no positivo nesta terça-feira, seguindo o mercado norte-americano que subiu após a divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos, que vieram abaixo da expectativa do mercado (o CPI, índice de preços ao consumidor nos EUA, subiu 0,1% em novembro enquanto o mercado previa 0,2%).
O dólar também operou em baixa durante toda a manhã, chegando a recuar 1,31% animado com a divulgação do CPI abaixo das projeções, mas se ajustou à tarde após o anúncio do nome de Mercadante para o BNDES e fechou próximo à estabilidade.