Mainnav

Ibovespa cai pelo 12º pregão consecutivo e dólar fecha estável

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,50% nesta quarta-feira (16/8), aos 115.591 pontos, seguindo o mercado de Nova York que também operou em baixa após a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), que lança dívidas em relação ao último aumento dos juros nos Estados Unidos, se foi suficiente para conter a inflação ou se outros ajustes ainda serão necessários e em que dosagem.
Com o resultado desta quarta-feira, o Ibovespa acumula 12 pregões consecutivos de queda, com uma desvalorização de 5,21% no período.
Já o dólar, que começou o dia em alta modesta, passou para o campo negativo e fechou em queda de -0,01%, praticamente uma estabilidade, cotado a R$ 4,9864. Assim como as bolsas, a cotação da moeda norte-americana foi impactada pela divulgação da ata da última reunião do Fed, que elevou os juros naquele país para a faixa de 5,25 a 5,50%.
A ata do Fed mostrou uma diretoria dividida em relação às novas altas de juros. O mercado passou a ver um cenário de maior incerteza, com analistas indagando sobre a tendência das próximas reuniões e sobre a dosagem do aperto monetário.